top of page

Nossa Missão

Nosso objetivo

 

Afastar as crianças e adolescentes das ruas, da ociosidade e da marginalidade na Baixada do Glicério, oferecendo o esporte como alternativa e, através da atividade esportiva, influenciar positivamente na formação de seu caráter e conduta. Desejamos ser um foco de transformação que se estenda a toda a comunidade nos próximos anos.

 

 

Justificativa

 

A Baixada do Glicério é um bairro de grande concentração populacional, no centro de S. Paulo, próximo à Praça da Sé. Seus prédios de quitinetes, com mais de 20 andares, lotados de apartamentos que acomodam famílias inteiras em poucos metros quadrados são mais um sintoma do caos urbano das grandes metrópoles. A falta de espaço em casa e a inexistência de espaços públicos de lazer no local fazem com que centenas de crianças e adolescentes passem boa parte do tempo na rua. E é aí que estão expostos a todo o tipo de risco, desde acidentes com automóveis que ali circulam até à criminalidade e prostituição.

 

No trabalho publicado pela Fundação SEADE sobre Índice de Vulnerabilidade Juvenil (IVJ) feito principalmente com base no Censo 2000 (IBGE), a Sé está em 69º lugar entre os 96 distritos administrativos analisados na capital paulista. Este indicador - IVJ - varia em uma escala de 0 a 100 pontos, em que o zero representa o distrito com menor vulnerabilidade e 100, o de maior. A Sé aparece com 52 pontos nesta escala. Para entender melhor o que isso significa: os menos vulneráveis possuem até 21, e os com piores resultados, a partir de 65 pontos.

 

Neste estudo a Sé está muito bem classificada em quesitos nada animadores:

· 9ª maior - taxa de mortalidade por homicídio da população masculina de 15 a 19 Anos;

· 6ª maior - porcentagem de jovens de 15 a 17 anos que não freqüentam à escola (33,3%)

· 8ª maior - na proporção de jovens, de 18 a 19 Anos, que não concluíram o Ensino Fundamental (51,07%)

· 7ª maior - taxa de fecundidade das adolescentes de 14 a 17 anos;

(fonte: http://www.seade.gov.br/produtos/ivj/tabela1.htm)

 

 

A Comunidade Novo Glicério

 

 

Entendemos que o problema do jovem começa antes da adolescência. Uma atuação eficaz na direção da solução dos problemas que nossos jovens vêm enfrentando deve começar na infância.

 

Conforme recomenda o Estatuto da Criança e do Adolescente, “A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais... brincar, praticar esportes e divertir-se...”.

 

A ONG Comunidade Novo Glicério, tem como objetivo, propiciar uma melhor qualidade de vida a crianças e adolescentes estimulando o desenvolvimento físico e mental através da prática de atividades físicas e culturais propiciando além do desenvolvimento pessoal, a prática do lazer.

 

Com base nessas considerações, a Comunidade Novo Glicério atua em um local dentro da região onde, diariamente, 200 crianças e jovens praticam a atividade do Futebol, Volei, Ginástica e Ballet recebem lanche, orientações sobre cidadania e meio ambiente aproximando-se assim, dos conceitos de igualdade social e melhoria na qualidade de vida.


Dessa forma, as crianças e jovens são estimulados a refletir, sonhar coletivamente, alcançar objetivos comuns e pessoais, tendo oportunidades que não seriam possíveis sem o esforço permanente da organização e das partes envolvidas.

 

 

Público Alvo

 

Crianças de 06 a 16 anos, de ambos os sexos, de baixa renda, matriculados e com freqüência escolar, residentes preferencialmente na região da Baixada do Glicério.

 

bottom of page